Por Dr. Danilo de Luca Campos (@danilocampos.endodontia) "Do stories para o feed! Hoje venho fazer o relato desse caso clínico atípico do dente 37! Paciente compareceu ao consultório com quadro de pulpite aguda irreversível no dente 37 com dor constante, pulsátil, hiperestimulada ao frio e ao quente."
Clinicamente, apresentava uma ampla lesão de cárie oclusal.
Paciente jovem (20 anos) e saudável.
Após a radiografia inicial, veio a surpresa, uma grande reabsorção radicular externa, com amplo comprometimento tanto da raiz mesial quanto da raiz distal.
Periodonto saudável, sem profundidade de sondagem e sem uma mobilidade preocupante.
Buscando o histórico clínico do paciente, ele relata ter utilizado aparelho anos atrás, mas fora isso, nenhuma outra possibilidade causal para essa grande reabsorção.
Explicado as possibilidades ao paciente, ele decidiu tentar a manutenção do mesmo.
Primeiro consulta foi para sanar a dor do paciente..aquele típico "dente quente", difícil anestesiar...abundante sangramento...depois de muito limpar o tecido pulpar, consegui colocar hidróxido de cálcio PA na apical e ultracal nos canais e selei provisoriamente. Solicitei tomografia para avaliar extensão das reabsorçoes.
Caso planejado, segunda consulta foi a finalização da modelagem, e obturação dos 3 canais com cimento biocerâmico CIMMO HP Obturador e selamento provisório em resina e encaminhado para colega indicadora
Satisfeito com o resultado e orientado paciente a acompanhar esse dente anualmente para avaliar evolução do caso.
No meu ponto de vista, favorável, pois tecido pulpar estava inflamado, ou seja, livre de contaminantes.
Seguimos salvando dentes!
Comments