Por Dra. Angelita Freitas - (@angelita.freitasdiogomoraes)
A endodontista @angelita.freitasdiogomoraes compartilhou conosco esse caso de rizogênese incompleta e olha só o resultado através do depoimento dela👇
“3 meses de evolução. Revascularização pulpar é um tratamento alternativo à apicificações convencionais em dentes com rizogênese incompleta.
Ela visa a reparação do complexo dentino-pulpar, pois sendo a polpa de natureza conjuntiva especializada a sua reconstrução se faz pela angiogênese e migração celular, resultando na formação de tecido SEMELHANTE à polpa dental dentro do canal radicular após a indução de um coágulo sanguíneo, podendo levar não só a resolução da sintomatologia como a cicatrização de lesões periapicais, além de permitir o aumento do comprimento e da espessura da raiz.
📍Paciente sexo masculino, 8 anos, foi encaminhado para o tratamento endodôntico do elemento 21, devido extensa cárie e sintomatologia bastante dolorosa.
Em acordo com os pais, optamos em realizar o tratamento de revascularização, após 2 trocas de medicação intra-canal com hidróxido de cálcio P.A.
Na terceira sessão, foi estimulado o sangramento apical para formação de um coágulo e em seguida foi colocado um tampão de cimento bioestimulador cimmo HD Reparador @cimmo_pbs, ocupando o terço cervical do canal radicular, finalizando com restauração definitiva em resina composta sobre o cimento reparador.
No acompanhamento clínico e radiográfico após 3 meses de evolução, o paciente ganhou 1mm em proporção dimensional da raiz e apresenta sensibilidade ao teste térmico.
As proservações continuarão sendo realizadas a cada 6 meses nos próximos 2 anos e depois anualmente. A restauração em resina composta foi realizada com sucesso pela dra. @luandaluciano especialista em Dentística.”
3 meses de evolução com um resultado magnífico!
Essa é a nova era da odontologia em conjunto com grandes profissionais que prezam por salvar dentes.
Obrigado @angelita.freitasdiogomoraes pela confiança nos cimentos biocerâmicos da CIMMO.
Conte sempre conosco para continuar sua caminhada na endodontia. Quer saber mais sobre nossos cimentos biocerâmicos, clique no botão logo abaixo.
Comments